Crítica: Os Oito Odiados (2015, de Quentin Tarantino)


Como é bom ver um filme do mestre! Quentin Tarantino mostra toda a sua genialidade, mesmo que brutal, nos seus filmes. Filmes estes que a princípio parecem de ação, mas no fundo seu brilhante roteiro guarda uma ácida e amarga sátira, funcionando assim como violentas comédias para maiores de idade. Esta nova obra em questão é um faroeste, com estrutura de suspense e final digno de terror, mas que na contagem final funciona como uma espécie de comédia de humor ácido.

A trama coloca os tais oito personagens odiáveis em um mesmo ambiente, um paradouro no meio de uma nevasca. Este artifício lembra alguns suspenses, especialmente o livro O Caso dos 10 Negrinhos, de Agatha Christie. Em um tipo de homenagem/sátira aos estereótipos western, cada um dos indivíduos representa um personagem típico do velho oeste e da América pós-guerra civil, com todos seus preconceitos contra negros, mulheres, confederados, norte vs. sul, etc. Ao avançar de suas quase três horas, os longos e bem escritos diálogos deixam bem claro a intenção do diretor: provocar e questionar o lado preconceituoso de uma América (por que não dizer de um mundo?) racista e egoísta, racismo este nascido de acontecimentos históricos e fortalecido com estereotipadas barreiras sociais.

As atuações do excelente elenco são monstruosas, esmagadoras e ironicamente engraçadas. Jennifer Jason Leigh tem um desempenho que a princípio é simples, chegamos a temer por ela. Mas com o desenrolar, se torna assustadoramente odiável, de tão entregue que a atriz está no difícil papel. É merecida sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Samuel L. Jackson também tem grande destaque, com seu cruel e ardiloso personagem. O veterano Bruce Dern tem momentos de grande atuação, mesmo que silenciosa, tendo um desempenho apenas com o olhar cansado. Todo o restante está muito bem, incluindo o fraco Channing Tatum, que aparenta estar numa fase madura e de papéis mais alternativos.

A fotografia é linda, os figurinos e maquiagem de época muito bem feitos, a trilha sonora do veterano Ennio Morricone é perfeita, nos lembra os velhos westerns do mestre Sergio Leone, como o imortal filme Era Uma Vez no Oeste. O longa mereceu cada uma das suas indicações ao Oscar 2016, que são elas: a já citada Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora para Ennio Morricone e Melhor Fotografia. Aliás, quando Morricone, já debilitado, subiu ao palco para finalmente pegar seu Oscar, um prêmio por toda carreira magnífica, é justo dizer que tal fato pode se tratar de um dos poucos momentos realmente emocionantes da história do fraco Oscar moderno.

O ritmo lento em um filme de quase três horas é o único ponto negativo, que poderá afastar alguns e impede que o longa ganhe uma nota máxima. Fora isso, o brilhante roteiro, os personagens terrivelmente cativantes e a grande brincadeira que Tarantino nos traz, tornam o filme simplesmente fantástico. Na metade da projeção, Quentin Tarantino libera seu sadismo, em um verdadeiro banho de sangue, gore extremo e mortes bizarras, algumas beirando o cômico.

Não é o melhor filme de Tarantino, que já nos trouxe os perfeitos Pulp Fiction, Kill Bill, Bastardos Inglórios e Django Livre. Mas bate na trave, sendo um filme perversamente marcante. Do seu jeito tragicômico, Os Oito Odiados choca e faz-nos refletir sobre os valores que respeitamos, na maneira que encaramos os outros, que às vezes está do lado oposto, mas tem tanto direito de defender seu lado e nos estereotipar quanto nós temos de fazer isso. “É uma via de mão dupla”. Não deveríamos fazer isso, todos devíamos estar do mesmo lado, mas isso é irreal. Sem medo de cutucar a ferida, Quentin Tarantino esfrega isso na nossa cara, com muito sangue é claro. Filmaço para quem tem estômago forte, não apenas pela violência, mas para quem não gosta de admitir que vivemos numa sociedade política e socialmente suja, podre e muito hipócrita.

Direção: Quentin Tarantino

Elenco: Samuel L. Jackson, Walton Goggins, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Tim Roth, Zoë Bell, Michael Madsen, Bruce Dern, Demián Bichir, Channing Tatum.


Duração: 168 minutos

Sinopse: anos após a Guerra Civil, no interior do Wyoming, uma diligência levando o caçador de recompensas John Ruth, também chamado o Homem da Forca, e a fugitiva Daisy Domergue, sofre um acidente e os dois seguem para a cidade de Red Rock, onde Daisy será entregue à justiça. No caminho, eles encontram o Major Marquis Warren, ex-soldado da União que se tornou mercenário, e Chris Mannix, sulista que acredita ser o novo xerife da cidade por direito. Os quatro se perdem numa forte nevasca, e buscam refúgio na parada de Minnie, nas montanhas. Lá, encontram Bob, o mexicano encarregado do local enquanto a dona visita a mãe; o carrasco de Red Rock, Oswald Mobray, o Pequeno Homem; o caubói Joe Gage e o General Sandy Smithers, um confederado. Enquanto a nevada não lhes dá trégua, os oito viajantes vão descobrir que Red Rock pode estar muito mais longe do que eles imaginam.
Trailer:



Mais imagens:


Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta