SNACK #36: Hacker (2015, de Michael Mann)


Chegamos na 36° edição das nossas críticas Snacks, críticas rapidinhas igual lanchinhos rápidos. Vamos comentar brevemente sobre um dos maiores fracassos comerciais do ano e do cinema mundial. Este Hacker foi um dos filmes mais mal sucedidos já feito, já que custou altos 70 milhões (valor elevado para filmes de ação mais simples), porém nem conseguiu se pagar. Na trama temos Chris Hemsworth (o Thor) como um presidiário culpado de crimes virtuais, que começa a ajudar em uma investigação, afim de pararem os ataques de terroristas cibernéticos. A trama é bem interessante, a atuação de Chris está ok, mas isto não foi suficiente para impedir um fracasso, possivelmente causado pelo marketing fraco e por ter sido lançado em Janeiro, época que costuma ser fraca em bilheteria.


O filme tem alguns problemas como o fato do roteiro não saber se aposta no drama, no suspense investigativo ou na ação. Muitas cenas são bem escuras, as cenas de ação são um pouco tremidas, com uma câmera um tanto amadora, que lembra mais um documentário. Acho que esta combinação não agradou muito o público. Por outro lado, a ação consegue ser eletrizante, com tiroteios realistas, violentos e com um designe de som aprimorado, com rajadas de balas estridentes e estarrecedoras. Os efeitos sonoros são um dos grandes acertos do longa. Há também presença de sangue, que irá agradar os amantes de filmes mais crus. A fotografia e a paleta de cores das lentes das câmeras são interessantes, sempre em tons cinza, azul ou verde, dando frieza ao clima do longa.

Outro ponto favorável é que aqui os hackers, técnicos de informática e tudo que envolve o assunto é tratado de maneira mais realista, sem aqueles típicos clichês “do nerd de óculos que digita loucamente, invadindo qualquer sistema”. Não! Aqui é tudo bem explicado na medida do possível, mostrando acesso a servidores e outros detalhes plausíveis do mundo cibernético. Hacker é um filme interessante para quem é ligado em tecnologia, se interessa por assuntos mais técnicos e gosta de filmes de ação sobre caçada a terroristas. Com um enredo destes poderia-se fazer algo melhor e marcante, mas acabou sendo apenas um interessante passatempo.

NOTA:

Direção: Michael Mann

Elenco: Chris Hemsworth, Viola Davis,William Mapother, Holt McCallany,John Ortiz, Jason Butler Harner, Ritchie Coster.

Sinopse: passado no mundo do cibercrime, ‘Hacker‘ conta a história de um ex-presidiário (Chris Hemsworth) e seus parceiros, envolvidos em uma caçada a uma rede de cibercriminosos por Chicado, Los Angeles, Hong Kong e Jacarta.

Trailer:



Deixe uma resposta