Mulheres ao Ataque (2014, de Nick Cassavetes )





Comédias em geral, incluindo comédias românticas ou de conteúdo feminista geralmente não são muito bem vistas pela crítica especializada e por grande parte do público. Na maioria das vezes são filmes básicos demais, água com açúcar e acabam não dando muita bilheteria. Mas de tempos em tempos surge algo que chama a atenção, como Missão Madrinha de Casamento ou Quatro Amigas e um Casamento. Mulheres ao Ataque entra para esta lista, sendo uma surpresa do cinema 2014 e uma das comédias mais bem sucedida do ano!

O cineasta Nick Cassavetes na maioria das vezes entregou filmes de cunho emocional, como Diário de Uma Paixão e Uma Prova de Amor. Filmes estes que entram na lista de filmes emocionais prediletos de muita gente! Saindo um pouco da zona de conforto e apostando em um humor mais descabido, Mulheres ao Ataque é uma produção cômica bem realizada. A direção de Nick Cassavetes continua boa. Não tem nada de inovador, parece que ele segue à risca a escola de arte. Mas ao menos não estraga ou não comete grandes deslizes. O roteiro é básico e clichê, criando algumas situações bem impossíveis. O próprio fato das três mulheres que se relacionaram com o mesmo homem e a partir daí viram amigas já parece algo bem improvável. Mas estamos diante uma comédia hollywoodiana, o que torna a situação aceitável.





No elenco, Nikolaj Coster-Waldau (da série Game of Thrones) está bem na pele do “galanteador canastrão”. A loiraça Kate Upton não chega a ser uma boa atriz, mas dá conta do recado e tem um papel bastante bobo e sexy ao mesmo tempo. A já experiente Leslie Mann (de Bem-Vindo aos 40) tem mais uma vez uma ótima atuação um tanto paranoica. Quem diria que a esquisita cantora (ou seria um cosplay ambulante?) Nicki Minaj tem uma atuação não muito forçada e se sai relativamente bem (melhor que certa moça do cinema que ama vampiros). Mas quem mais brilha nisso tudo é Cameron Diaz, que está em sua melhor forma e época. A atuação da loira melhorou e amadureceu muito nos últimos anos, se distanciando da fraca imagem que tinha quando mais nova, no qual era apenas um rosto bonito. Aliás, ela não apenas está atuando muito bem como também está mais bonita, o tempo fez bem para ela. Depois de trabalhar com Nick Cassavetes em Uma Prova de Amor, mais uma vez ela tem uma parceria bem sucedida com o diretor. 


Quem repara em moda, ambientes e decoração gostará de ver o charme e a boa construção visual do longa, com seus ambientes, salas, roupas e outras características de bom gosto. O diretor traz algumas cenas visualmente interessantes, como a cena da praia, que além de emocionar o público feminino, tem uma boa fotografia. Há alguns diálogos envolvendo perdão e confiança que dá o que pensar, diante a traição. Mas emoções à parte, o filme foca num humor um tanto negro. Escorrega em forçar algumas coisas, como o exagerado clímax. Também vale salientar que para um filme feminista há bastante machismo na tela. Nada ofensivo demais, mas em determinadas cenas, por exemplo, o diretor faz piadas ou foca a câmera nos belos corpos do elenco feminino, atraindo o público masculino. Isso é um tipo de machismo em cena, agradando assim todos os gêneros do público. Mas o resultado final é satisfatório. Um filme que diverte tranquilamente. Uma pequena pérola de 2014, pelo menos em bilheteria, onde chegou a desbancar por algumas semanas alguns blockbusters de sucesso. Mulheres ao Ataque não está entre os melhores filmes do ano, mas em uma safra um tanto fraca para comédias, estas mulheres brilharam e deram seu recado.




Direção: Nick Cassavetes

Elenco: Cameron Diaz, Kate Upton, Nikolaj Coster-Waldau, Leslie Mann, Taylor Kinney, Dan Bilzerian, Nicki Minaj, Madison McKinley, Alyshia Ochse, Deborah Twiss.

Sinopse: Cameron Diaz vive uma mulher que descobre que seu namorado é casado. Enquanto tenta se recompor, ela acidentalmente conhece a esposa traída, e logo descobre que as duas têm muito em comum. Elas viram melhores amigas e, quando descobrem que o namorado-marido tem outra amante, criam um trio feminino para planejar sua vingança.




                                  Trailer:

























Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta