Crítica: Uma Aventura Lego (2014, de Phil Lord e Christopher Miller) Tão inventivo quanto as pecinhas colecionáveis.


E quem diria que as pecinhas de encaixar viraria filme? A verdade é que nos últimos anos o brinquedo Lego ganhou um grande status. Com diversos games, desenhos, páginas de redes sociais e principalmente: diversos conjuntos de montar dignos de colecionadores, Lego é visto por alguns como mais do que simples brinquedos. Além disso, universos clássicos como o faroeste e até mesmo cinematográficos como ‘Star Wars’ e como os super heróis ganharam suas versões Lego na TV e nas caixas e prateleiras de lojas infantis. Pegando isso por base e adicionando muita inventibilidade e humor, a dupla de diretores Phil Lord e Christopher Miller (de ‘Tá Chovendo Hambúrguer’ e ‘Anjos da Lei 1 e 2’) entregam um dos melhores filmes de 2014 até então! Não é exagero, pois além de ótima bilheteria, a animação arrancou ótimas críticas de cerca de 96% dos especialistas em cinema; assim ‘Uma Aventura Lego’ é um verdadeiro fenômeno.
Inicialmente a trama deveria ser clichê: um sujeito simples se revelar através de uma profecia como o herói de uma grande aventura épica. O diferencial do filme é o modo como os mundos são explorados. Da cidade Lego à diversos mundos de fantasia (como o velho oeste); do navio pirata à nave Millennium Falcon de ‘Star Wars’ – a trama se divide em aventura maluca e piadas com a cultura pop. Mas a genialidade dos roteiristas vai além disso, traçando até mesmo um paralelo com o mundo real. Não posso falar muito para não estragar a enorme surpresa, mas você irá se surpreender. Os laços familiares são mostrados de forma a se pensar: será que você tem tempo e entende seu filho? Você se preocupa tanto em ser um adulto maduro que acaba esquecendo do quão agradável é inventar, imaginar e brincar?


Ao assistir ao filme fiquei impressionado de como estas questões são levantadas. Há muita humanidade neste filme sobre brinquedos. O roteiro trabalha o tempo todo entre o humor e a aventura, para então nos entregar um emocionante final. Em pelo menos 3 anos não se via uma animação tão original. Há várias participações de personagens conhecidos: Batman, Superman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, a tartaruga ninja Michelangelo, o presidente Abraham Lincoln. Todos dão as caras na sua versão Lego e hilária. A direção de Phil Lord e Christopher Miller é eletrizante. Algumas cenas são tão rápidas e malucas que temos dificuldade de saber tudo que está acontecendo ao mesmo tempo. Várias mensagens são passadas ao público, dentre elas a capacidade de que cada um de nós temos de inventar, até mesmo enxergar e fazer do mundo e de nós mesmos o que quisermos. Como a própria canção do filme diz: “tudo é incrível!”

Com uma qualidade visual impecável, a animação não é apenas ágil, como tem uma perícia espetacular em cada cena. Enquanto que os diretores usam quadros e ângulos de câmera inspirados e diferentes, a animação tem uma fotografia e iluminação dignas de filmes vencedores de Oscar. Em alguns momentos há feixes de luz e marcas de iluminação ou LED’s marcando assim as lentes da câmera. Mas espera aí, isso não é uma animação? Exato, esta é a genialidade do filme. Em momentos a iluminação e a fotografia dão a impressão de que estamos em um filme com atores em cena e a câmera captando a luz do sol. Sensacional! Como ainda não vi o badalado ‘Como Treinar o Seu Dragão 2’; ‘Uma Aventura Lego’ segue invicto como a melhor animação de 2014 e sem dúvidas um dos melhores filmes do ano. Inteligente e cheio de referências para nerd’s, aventure-se e deixe a imaginação correr solta. E algo realmente marcante é que apesar de ser um filme que agradará a criançada, sem dúvidas o filme causa nostalgia, desperta desafios e lança dúvidas na mente dos adultos, Muito mais maduro do que se imagina, sem nunca perder o espírito de diversão, este filme é de fato; incrível!





Direção: Phil Lord e Christopher Miller

Elenco: vozes de Chris Pratt, Channing Tatum, Morgan Freeman, Elizabeth Banks, Liam Neeson, Will Ferrell, Nick Offerman, Alison Brie, Will Forte, Dave Franco, Todd Hansen, Jonah Hill.

Sinopse: a aventura animada em 3D conta a história de Emmet, uma minifigura LEGO® seguidora de regras e perfeitamente comum, que é erroneamente identificada como a pessoa mais extraordinária e a chave para salvar o mundo. Ele é recrutado para integrar uma sociedade de estranhos e seguir uma jornada épica para deter um tirano, uma viagem divertida para a qual Emmet vai totalmente despreparado.



                                 


                                   Trailer:





































Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta