Especial: Halloween – A mitológica data do terror!





Aqui vai a nossa matéria atrasada. Pedimos perdão pelos atrasos nas postagens. Isso se deve à real falta de tempo dos autores de matérias e alguns problemas de servidor de internet e erros no blogger. Estamos trabalhando para resolvermos tudo. Até lá desculpem algum transtorno ou matéria fora da data.


Matéria para o dia 31 de Outubro:



Então é Halloween, data não muito cultuada aqui no Brasil. Mas é uma das datas mais movimentadas mundo afora, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. A equipe do ‘Minha Visão do Cinema’ não poderia deixar de fazer a sua matéria sobre a data de maior influência folclórica no cinema, especificamente no gênero do horror. Onde se originou a data?


história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela InquisiçãoCom o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro).




Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm


Para uma pesquisa detalhada sobre todos os fatos e símbolos desta data, recomendo:


http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/A%20Historia%20do%20Haloween.html


http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-origem-da-comemoracao-do-halloween




Alguns bons filmes desta data:

Franquia ‘Halloween’




 ‘Halloween – A Noite do Terror’



Foi neste clássico insuperável que o diretor e mestre do terror John Carpenter trouxe ao mundo esta franquia de sucesso. O terrível Michael Myers, que persegue sua irmã, armado com uma faca e faz a carnificina na noite de Halloween. Com as presenças da cut girl da época, Jamie Lee Curtis; e o ilustre Donald Pleasence, este é um dos mais assustadores e imortais filmes do terror – e desta data tão fatídica. Embora sejam 10 filmes (todos assistíveis ao menos), este primeiro é o melhor de todos. Um filme obrigatório para qualquer cinéfilo!



















 ‘Halloween 2 – O Pesadelo Continua’


Desta vez Carpenter só volta na produção, desta que é uma excelente sequência. Seguindo de perto o original, e inclusive se passando na mesmíssima noite de Halloween, o terror e a tensão vem em dobro nesta produção. Vale muito a conferida.



 


‘Halloween 3 – A Noite das Bruxas’ 

Este é o único filme da saga que é bastante diferente, sem a presença do terrível Michael Myers e sua pobre irmã. Justamente é o filme mais rejeitado da franquia. A história traz um conto onde uma fábrica de máscaras de Halloween está colocando estranhos comerciais hipnóticos na TV e fabricando suas máscaras com um terrível segredo. Vou ser sincero: embora totalmente fora da saga, gosto bastante deste filme pela originalidade. Tem uma fotografia bacana, um enredo fantasioso que mostra as origens celtas da data de Halloween e vários elementos estranhos que tornam o filme bem interessante.








‘Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers’

Aqui nosso temido e amado serial killer retorna com força e sede de morte, embora este já não tenha o brilho dos originais. Michael faz a “faxina” na data, e de novo Donald Pleasence o enfrenta. Vale a conferida por trazer aquele “ar oitentista” típico de filmes como ‘O Maníaco’, ‘Sexta-Feira 13’ e os próprios ‘Halloween’.








‘Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers’

No mesmo nível do anterior, este quinto capítulo já não traz nada de novo, mas vale a pena ver o assassino matando no Halloween. Não é um filme ruim, tem boas cenas e é sério, apenas não inova em nada se comparado com os episódios anteriores. Mas quem é fã da saga como eu, não “enjoa”.







‘Halloween 6 – A Última Vingança’

De novo vou na contramão. Muitos consideram este bem ruim e desmiolado, mas novamente eu apoio o diferencial do filme. Embora tenha atuações fracas, o clima é bom e o final é bastante eletrizante. Este capítulo 6 consegue ser mais ágil que os dois anteriores. E Michael Myers está cada vez mais sedento de sangue!












‘Halloween H20 – 20 Anos Depois’

Perdendo apenas para o primeiro, este é o segundo melhor filme da saga! Muito eletrizante, cenas de mortes radicais e um roteiro redondo e enxuto, Jamie Lee Curtis está de volta 20 anos depois. Este filme foi feito como o novo terceiro capítulo, seguindo o que acontece 20 anos pós o segundo. É um slasher movie de respeito e merece toda atenção possível!






‘Halloween – Ressurreição’

Considero este o menos bom da saga. Mesmo assim vale conferir Michael Myers massacrando jovens estúpidos que vão fazer um tipo de reality show na sua velha casa. Um pouco de humor negro o tornam assistível, mas muito aquém do que poderia ser realmente.

 


‘Halloween – O Início’

Eis o polêmico remake de Rob Zombie, o roqueiro e diretor de cinema endiabrado. O filme é bom, principalmente nos seus 40 minutos iniciais, que mostram as origens do assassino, seus traumas de infância e sua fuga do hospício. É bastante violento e cheio de sensualidade e humor negro. Talvez o mais macabro de todos, mas sem o glamour de ser um clássico. 

 


‘Halloween 2’

Esta continuação tem uma abertura eletrizante e muito forte. Toda a sequência do hospital é terrível. Porém, após isso nada mais de interessante acontece. Tudo é banalizado de tal forma que o terror dá espaço a uma grande alucinação da mente de Michael (ou seria de Zombie?). Feito às pressas e sob pressão da Dimension, o filme acabou sendo uma das sequências mais massacradas. Aguardemos que um novo capítulo tire a saga da lama.



Filme extra:

‘Contos do Dia das Bruxas’

Este filme é um conjunto de excelentes contos de terror e histórias paralelas que ocorrem na tal data de Halloween. Muito inteligente e cheio de reviravoltas, foi uma verdadeira surpresa para os amantes do gênero. Uma ótima pedida para a data, um filme chocante e assustador. E ainda traz cenas sarcásticas e de extremo humor negro.






Menções honrosas e mais leves:

‘Abracadabra’






‘A Casa Monstro’





‘Fun Size’
 



‘Frankenweenie’





‘ParaNorman’


 









 Fica a dica para o próximo Halloween. Até a próxima 😉

E cuidado com Michael Myers …

Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta