Crítica: Além da Escuridão – Star Trek (2013, de J.J. Abrams)






A consagrada e idolatrada série ‘Star Trek’, conhecida aqui no Brasil como ‘Jornada nas Estrelas’; sempre teve certo status e respeito em sua volta. Mas foi com o espetacular filme de 2009, do nerd, cinéfilo e cineasta J.J. Abrams (o criador da série ‘Lost’) que a obra passou a cativar novas gerações. Este nerd que realmente sabe o que faz entregou um filme espetacular e emocionante. Eis que agora surge a segunda parte, como um dos grandes blockbusters do ano. ‘Além da Escuridão – Star Trek’ é um espetáculo do início ao fim. Se focando nas missões espaciais da já apresentada equipe, afinal todo o primeiro filme retrata a formação desta turma; agora acompanhamos as aventuras estelares de Kirk, Spock e companhia. E mais uma vez J.J. Abrams consegue!







Toda a emoção e desenvolvimento de personagens estão de volta, o que é cada vez mais raro no cinema arrasa quarteirão hoje em dia. As intrigas e as diferenças de personalidades, principalmente entre Kirk e Spock estão evidentes. Mesmo assim eles precisam provar sua amizade e trabalho em conjunto diante um poderoso vilão. Sabiamente, o diretor e o roteiro enxuto entregam uma boa trama, onde há reviravoltas incríveis. Entre elas, a descoberta do novo queridinho da sétima arte:  Benedict Cumberbatch. Aqui em ‘Star Trek’ ele atua assustadoramente bem e entrega uma grande agilidade e força física em cena como  o poderoso vilão. E o mais interessante é o bom roteiro entregar motivos satisfatórios para ele agir desta forma, dando credibilidade e até mesmo identificação com sua personagem. Este cara tem futuro! Falando em elenco, Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Karl Urban, Simon Pegg, John Cho e Anton Yelchin retornam em seus respectivos papéis muito à vontade e familiarizados, indo direto ao ponto e entregando um bom resultado. Destaco Zachary Quinto, talvez um dos melhores atores de sua geração. Se pegarmos apenas ele e Benedict, o filme já vale a pena! Para completar temos a adição da linda Alice Eve, cujo papel justamente não tem tanto destaque, mas surge como possível romance de Kirk e está ligada a um outro vilão da trama.




Mais uma vez, a direção de J.J. Abrams é majestosa, única e visualmente arrebatadora. O ritmo alucinante de cada cena de ação, cada frase de efeito planejadamente emocionante e cada novo ângulo de câmera carregados de feixes de luz causam uma explosão excitante e cheia de energia. O filme, que possui 2 horas e 10 minutos, não cansa ou perde a linha em nenhum momento. Mesmo que tenha feito um sucesso mais modesto se comparado com outros arrasa quarteirões de 2013, fica nítido que o resultado final desta obra é superior à maioria, tanto que a aprovação da crítica foi massivamente positiva. É cada vez mais difícil fazer a junção de qualidade estética com qualidade cinematográfica. Mas o diretor e a competente equipe unem inteligência, humor genuíno e sequências frenéticas de ação, tornando o filme melhor do que poderia ser.









As características técnicas são perfeitas, os efeitos especiais são surreais e da melhor qualidade possível. A trilha sonora arrepia e ajuda a dar o tom correto à produção. Fortes chances do filme chegar ao Oscar nas categorias técnicas de Melhores Efeitos Especiais, Edição de Som, Mixagem de Som, Trilha Sonora, Maquiagem e Direção de Arte. ‘Além da Escuridão – Star Trek’ traz uma empolgante aventura espacial, dirigida por um cara amante do cinema e das ficções científicas. Há uma forte mensagem sobre responsabilidades, trabalho em equipe e amizade genuína. Um grandioso blockbuster de verão americano, que ficará entre os melhores do ano. Uma das cenas finais, entre Kirk e Spock é de uma força e emoção ímpar. E não esqueçamos da eletrizante e enérgica cena do salto no espaço de uma nave para a outra. Este novo capítulo da saga ‘Star Trek’ te proporciona ação, suspense, ficção, drama e humor nas medidas certas, sendo um filme completo e imperdível. Vai além da escuridão, vai além da imensidão da galáxia. Vai fundo na mente dos cinéfilos de plantão, um verdadeiro presente de um nerd para os demais nerd’s. E que venha o próximo! Mas a dúvida é o que acontecerá, agora que J.J. Abrams assumiu a direção do novo e extremamente aguardado ‘Star Wars’?



NOTA: 9,5









Bônus: 48 minutos da fantástica trilha sonora!




Direção: J.J. Abrams


Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Karl Urban, Simon Pegg, John Cho, Benedict Cumberbatch, Anton Yelchin, Bruce Greenwood, Peter Weller, Alice Eve, Noel Clarke, Nazneen Contractor, Amanda Foreman.


Sinopse: quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta para casa, eles descobrem que uma força incontrolável de terror dentro da própria organização destruiu a frota e tudo o que ela significava, deixando nosso mundo em estado de crise. Com questões pessoais a resolver, Capitão Kirk lidera uma caçada ao homem que representa uma arma de destruição em massa, localizado em uma zona de guerra. Enquanto nossos heróis se veem em um épico e mortal jogo de estratégia, o amor será desafiado, amizades serão desfeitas e sacrifícios serão feitos pela única família de Kirk: sua tripulação.



Trailer:






























































Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta