SNACK 16#: Imaginaerum by Nightwish (2013)




Você conhece este filme? É mais do que um filme. Imaginaerum é uma mistura de terror, musical e drama psicológico, mas que na verdade é uma grande propaganda de uma canção do 7º disco de estúdio da banda finlandesa Nightwish. Com produção, trilha sonora e participação deles mesmos, o filme é uma das obras mais diferenciadas do ano. Com ritmo e melodia de vídeo clipe, o filme narra um conto excêntrico e sombrio, que não deixa de ser mental e metafórico. O elenco desconhecido tem atuação boa e a direção é cuidadosa. Efeitos especias nada gigantescos, mas enganam bem e são bem feitinhos. Boa iluminação e direção de arte casam bem com as canções estilo “dark” e o roteiro que tende a ser complexo. Tão complexo quanto às letras das músicas da banda.




Algumas cenas são chamativas e atraentes. As canções dão ritmo e significado em partes específicas. Mas além de toda pirotecnia da banda, o filme lança uma moral de redenção familiar bonita. Nunca é tarde para perdoar, menos tarde ainda para libertar sua mente e enxergar certas verdades, por mais impossíveis que sejam. Vai parecer exagero, mas a obra tem somente um defeito: um tempo de duração padrão, de uma hora  e meia. Merecia no mínimo 2 horas para ser um filme profundo e impactante. Mesmo assim vale muito conferir este novo trabalho desta banda no qual sempre admirei.


Imaginaerum by Nightwish é um trabalho que até tem o objetivo de promover o trabalho musical do grupo, mas acima de tudo, é bem feitinho e merece certa atenção. Um filme que poucos entenderão seu significado ou profundidade. Uma pena que filmes bons e originais como este estejam passando longe de nossos cinemas, enquanto que comédias cheias de besteira lotam as telas. Além do seu visual gótico e poético, o filme carrega mensagens bacanas, um quebra-cabeça bem bolado e a participação desta amada banda de rock. Um filme para poucos corajosos, mas estes poucos irão ver um pouco de sopro de vida em um ano que parece estar sendo maçante e clichê.

















Direção: Stobe Harju


Elenco: Anette Olzon, Elias Toufexis, Emppu Vuorinen, Francis X. McCarthy, Glenda Braganza, Ilkka Villi, Joanna Noyes, Jukka Nevalainen, Madison McAleer, Marco HietalaMarianne Farley, Quinn Lord, Stéphane Demers, Tuomas Holopainen, Victoria Jung.


Sinopse: Filme fantasioso baseado na música do 7º disco de estúdio da banda finlandesa Nightwish, que carrega o mesmo nome e tem 13 faixas. O protagonista do filme é um compositor com uma imaginação de outro mundo. Ele é um senhor de idade que pensa ainda ser um garoto. Enquanto dorme, ele viaja em seu passado distante, onde seus antigos sonhos retornam misturados com o mundo de música e fantasia do menino.
Em seus sonhos, o senhor luta para encontrar as memórias que mais lhe importavam.




Trailer:



Bônus – trilha sonora completa, de Nightwish:


















Deixe uma resposta