ESPECIAL: Curso de Cinema MVDC Parte I – Roteiro

Isso mesmo. A paixão pelo cinema transborda tanto aqui em nosso blog que decidimos criar o mini curso de cinema MVDC (Minha Visão do Cinema) com duração de 10 dias, baseado em imagens, com atividades de consolidação, mostrando – mesmo que brevemente – os processos de criação de um filme.
Quer ganhar um “certificado MVDC” ao fim do nosso mini curso? Basta comentar em todos as postagens desse especial. 
Não perca nenhuma aula. 
E comecemos os nossos estudos…


O ROTEIRO

Respeitando uma ordem cronológica, o roteiro nunca poderia deixar de ser o primeiro item a ser visto. Não existe filme sem roteiro. O grande mestre do cinema Alfred Hitchcock dizia: “para se fazer um bom filme é preciso de três coisas – o roteiro, o roteiro e o roteiro”.
Os roteiros se dividem na classificação adaptado (quando baseados em estórias de livros, contos pequenos, biografias, artigos pequenos de jornais e revistas…) e original (quando uma estória inteiramente inédita).
Podem ser escrito tanto por um único roteirista quanto por um time, uma equipe.

Exemplos:

Roteiro do filme “Cidade de Deus”
Existe um padrão universal de roteiros. Então tanto os nossos roteiros brasileiros quanto os tradicionais americanos têm a mesma estrutura. Nome dos personagens, fala, descrição das ações. 
Você tem o espírito de roteirista? Baixe o programa Celtx. É grátis. Nele você escreve seus roteiros sem se preocupar pois ele já coloca o texto no padrão automaticamente.
Fica a dica.
Atividade: Pense em uma trama central para um roteiro.


Deixe uma resposta